COORDENAÇÃO FÍSICA: Joel Almeida e Serafina Mendonça
COORDENAÇÃO ESPIRITUAL: Irmã Bernadina e Irmã Micheline
COORDENAÇÃO TÉCNICA DO SERVIÇO SOCIAL: NIELZE ALMEIDA
O DAS atende as pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social, buscando prover assistência socioeconômica e oferecer oportunidades para melhoria na qualidade de vida, de acordo com nossa condição.
A Coordenação Física conta com uma equipe de trabalhadores voluntários que se dedicam a missão de caridade e amor, para atender as necessidades do público alvo que busquem assistência. Sob o amparo e orientação da Coordenação Espiritual, o Departamento de Assistência Social atende a situações diversas vivenciadas pela população vulnerável que procura o GEDCC. O Programa de Atendimento Integral – PAI é uma equipe estruturada responsável por acolher, entrevistar, visitar, avaliar e acompanhar para sanar as necessidades reais dos que procuram apoio nessa instituição. O número de pessoas e/ou famílias que procuram esse departamento aumenta a cada dia de atendimento, por esse motivo, busca-se doadores junto aos trabalhadores e frequentadores do GEDCC, familiares, amigos e instituições que se disponham a fornecer donativos ou depositar mensalmente valores que correspondam aos alimentos do farnel fornecido. Esses doadores são conhecidos como padrinhos e madrinhas.
- Temos, neste Departamento
SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Acolhimento – Etapa em que a pessoa ou família chega ao DAS, encaminhada por outros departamentos do GEDCC ou que se dirige diretamente ao departamento. Nesse momento o solicitante é acolhido pelo Serviço Social ou pela coordenação do DAS, passa por breve entrevista visando identificar as necessidades imediatas. Caso sejam identificadas carências emergentes, o mesmo tem suas necessidades atendidas de forma direcionada imediatamente, de acordo com o regulamento de assistência vigente e, além disso, será encaminhado para ações através do PAI.
- Entrevista e Cadastro – O Serviço de Assistência Social faz a entrevista com o objetivo de coletar dados pessoais, sociais e financeiros. Também é realizada uma escuta solidária a fim de identificar as necessidades e classificar o grau de vulnerabilidade do requerente. A partir dos dados coletados há uma avaliação socioeconômica. Para isso, são importantes as cópias do RG e do comprovante de residência.
- Diagnóstico Social – De posse dos dados coletados do solicitante, o Serviço Social faz a avaliação visando admiti-lo ou não ao PAI. Também o avaliado é consultado quanto ao seu interesse em participar dos serviços oferecidos pelo PAI, inclusive escolher entre os cursos de aptidão disponíveis, além de informações sobre normas de participação do programa.
- Encaminhamento – Neste momento serão indicados os encaminhamentos para os serviços oferecidos pelo DAS e outros departamentos. Tais ações podem acontecer em período simultâneo, porém deve-se observar o agendamento de cada serviço.
- Resultado dos Serviços – Após o período de seis meses o assistido sendo acompanhado e participando dos serviços oferecidos pelo PAI/DAS, deve ser reavaliado pelo Serviço Social para conhecimento de sua situação atual, quanto à superação socioeconômica visando encaminhá-lo para outros serviços ou alta dos atendimentos.
SERVIÇO CICLO DE ORIENTAÇÕES – São palestras expostas por pessoas voluntárias do GEDCC, ou convidados externos, com temas que devem permear: Ensinamentos da Doutrina Espírita, promoção a saúde, prevenção de doenças, nutrição, aproveitamento nutricional, higiene pessoal, saúde bucal, etc. Estes temas são abordados antes da distribuição dos farnéis.
SERVIÇO DE LANCHE – O lanche, composto por mingaus e pães, é preparado por voluntárias e são distribuídos aos assistidos no momento de entrega dos farnéis bem como a pessoas que aguardam atendimento no Departamento de Saúde.
SERVIÇO ENTREGA DE FARNEL – Essa ação de entrega dos alimentos acontece todos os domingos, exceto no último domingo de cada mês. O farnel é composto por itens básico de alimentos não perecíveis: 2 kg de feijão, 2 kg de arroz, 1 kg de açúcar, 1 kg de farinha, 2 pacotes 500g fubá ou flocos de milho, 1 pacote 500g de macarrão, 1 pacote de 250g de café e 2 pacotes 200g de leite integral em pó. Em caso de doações de itens diferentes são distribuídos conforme as necessidades de alguns assistidos ou setores de outro departamento.
SERVIÇO CABIDE SOLIDÁRIO – Serviço formado por doações de peças de vestuários usados, roupas diversas, roupa de cama, mesa e banho, calçados, bolsas e acessórios diversos, que são dispostos em uma sala organizados em cabides, araras e prateleiras para facilitar o acesso e escolha dos assistidos às peças desejadas.
SERVIÇO KIT BEBÊ – Com doações de itens novos para enxoval de recém nascido, roupinhas e cueiros confeccionados por voluntárias, são embalados os kits e oferecidos a gestante que estejam no 8º mês de gestação, admitida ou não pelo PAI. Fazem-se necessários o documento com dados pessoais da gestante e o exame de ultrassonografia para certificação, no momento da entrega do kit Bebê.
SERVIÇO DE CURSOS – São cursos de capacitação oferecidos com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e habilidades profissionais dos assistidos, buscando a promoção de inclusão no mercado de trabalho ou estimulação de ordem autônima para promover sua subsistência.
SERVIÇO DE COMUNIÇAÃO – Atua buscando divulgar os serviços prestados aos assistidos no DAS aos amigos, outras instituições e a sociedade em geral de forma que sejam convidados a fazer contribuições. Também tem caráter informativo no sentido de passar informações aos padrinhos e madrinhas quanto ao perfil, estado de evolução e alta de seus afilhados. Em caso de alta serão inseridos outros assistidos.
- Parceria
Padrinho e Madrinha – Estas ações são realizadas por pessoas físicas ou jurídicas, comprometidas a colaborar mensalmente com o trabalho de caridade material em fazer doações de farnéis ou deposita em conta bancária do GEDCC o valor correspondente ao custo dos alimentos que compõem o farnel.
- Situações para Atendimento
- Cadastrados – Toda pessoa ou família em estado de vulnerabilidade social, que passarem pelo processo de avaliação socioeconômica, que for aprovada, que se declarar interessada e aceitar as normas do programa deve ser inserido no PAI.
- Extras – Em caso de pessoa ou família que compareça ao DAS, apresente carência de caráter emergencial, que seja por indicação da espiritualidade ou por indicação do plano físico e aprovado pela equipe espiritual, sem fazer parte do programa em prática será atendida. Após o primeiro atendimento emergencial, este caso deverá ser submetido ao processo avaliativo para admissão no PAI.
- Funcionamento
ADMITIDOS NO PAI: No 1º, 2º e 3º domingo a partir das 08:00h às 11:00h.
ATENDIMENTOS EXTRAS: No horário de funcionamento ordinário do GEDCC.
- Recebimento de Doações
Recebemos doações através do endereço de funcionamento ou em contas bancárias do GEDCC expostos na página de início desse site.