COORDENAÇÃO FÍSICA: Joel Almeida e Serafina Mendonça

COORDENAÇÃO ESPIRITUAL: Irmã Bernadina e Irmã Micheline

COORDENAÇÃO TÉCNICA DO SERVIÇO SOCIAL: NIELZE ALMEIDA

O DAS atende as pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social, buscando prover assistência socioeconômica e oferecer oportunidades para melhoria na qualidade de vida, de acordo com nossa condição.

A Coordenação Física conta com uma equipe de trabalhadores voluntários que se dedicam a missão de caridade e amor, para atender as necessidades do público alvo que busquem assistência. Sob o amparo e orientação da Coordenação Espiritual, o Departamento de Assistência Social atende a situações diversas vivenciadas pela população vulnerável que procura o GEDCC. O Programa de Atendimento Integral – PAI é uma equipe estruturada responsável por acolher, entrevistar, visitar, avaliar e acompanhar para sanar as necessidades reais dos que procuram apoio nessa instituição. O número de pessoas e/ou famílias que procuram esse departamento aumenta a cada dia de atendimento, por esse motivo, busca-se doadores junto aos trabalhadores e frequentadores do GEDCC, familiares, amigos e instituições que se disponham a fornecer donativos ou depositar mensalmente valores que correspondam aos alimentos do farnel fornecido. Esses doadores são conhecidos como padrinhos e madrinhas.

  • Temos, neste Departamento

 SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

  1. Acolhimento – Etapa em que a pessoa ou família chega ao DAS, encaminhada por outros departamentos do GEDCC ou que se dirige diretamente ao departamento. Nesse momento o solicitante é acolhido pelo Serviço Social ou pela coordenação do DAS, passa por breve entrevista visando identificar as necessidades imediatas. Caso sejam identificadas carências emergentes, o mesmo tem suas necessidades atendidas de forma direcionada imediatamente, de acordo com o regulamento de assistência vigente e, além disso, será encaminhado para ações através do PAI.
  1. Entrevista e Cadastro – O Serviço de Assistência Social faz a entrevista com o objetivo de coletar dados pessoais, sociais e financeiros. Também é realizada uma escuta solidária a fim de identificar as necessidades e classificar o grau de vulnerabilidade do requerente. A partir dos dados coletados há uma avaliação socioeconômica. Para isso, são importantes as cópias do RG e do comprovante de residência.
  1. Diagnóstico Social – De posse dos dados coletados do solicitante, o Serviço Social faz a avaliação visando admiti-lo ou não ao PAI. Também o avaliado é consultado quanto ao seu interesse em participar dos serviços oferecidos pelo PAI, inclusive escolher entre os cursos de aptidão disponíveis, além de informações sobre normas de participação do programa.
  1. Encaminhamento – Neste momento serão indicados os encaminhamentos para os serviços oferecidos pelo DAS e outros departamentos. Tais ações podem acontecer em período simultâneo, porém deve-se observar o agendamento de cada serviço.
  1. Resultado dos Serviços – Após o período de seis meses o assistido sendo acompanhado e participando dos serviços oferecidos pelo PAI/DAS, deve ser reavaliado pelo Serviço Social para conhecimento de sua situação atual, quanto à superação socioeconômica visando encaminhá-lo para outros serviços ou alta dos atendimentos.

SERVIÇO CICLO DE ORIENTAÇÕESSão palestras expostas por pessoas voluntárias do GEDCC, ou convidados externos, com temas que devem permear: Ensinamentos da Doutrina Espírita, promoção a saúde, prevenção de doenças, nutrição, aproveitamento nutricional, higiene pessoal, saúde bucal, etc. Estes temas são abordados antes da distribuição dos farnéis.


SERVIÇO DE LANCHE – O lanche, composto por mingaus e pães, é preparado por voluntárias e são distribuídos aos assistidos no momento de entrega dos farnéis bem como a pessoas que aguardam atendimento no Departamento de Saúde.  

SERVIÇO ENTREGA DE FARNEL – Essa ação de entrega dos alimentos acontece todos os domingos, exceto no último domingo de cada mês. O farnel é composto por itens básico de alimentos não perecíveis: 2 kg de feijão, 2 kg de arroz, 1 kg de açúcar, 1 kg de farinha, 2 pacotes 500g fubá ou flocos de milho, 1 pacote 500g de macarrão, 1 pacote de 250g de café e 2 pacotes 200g de leite integral em pó. Em caso de doações de itens diferentes são distribuídos conforme as necessidades de alguns assistidos ou setores de outro departamento.

SERVIÇO CABIDE SOLIDÁRIO Serviço formado por doações de peças de vestuários usados, roupas diversas, roupa de cama, mesa e banho, calçados, bolsas e acessórios diversos, que são dispostos em uma sala organizados em cabides, araras e prateleiras para facilitar o acesso e escolha dos assistidos às peças desejadas.

SERVIÇO KIT BEBÊ – Com doações de itens novos para enxoval de recém nascido, roupinhas e cueiros confeccionados por voluntárias, são embalados os kits e oferecidos a gestante que estejam no 8º mês de gestação, admitida ou não pelo PAI. Fazem-se necessários o documento com dados pessoais da gestante e o exame de ultrassonografia para certificação, no momento da entrega do kit Bebê.

SERVIÇO DE CURSOSSão cursos de capacitação oferecidos com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e habilidades profissionais dos assistidos, buscando a promoção de inclusão no mercado de trabalho ou estimulação de ordem autônima para promover sua subsistência. 

SERVIÇO DE COMUNIÇAÃO Atua buscando divulgar os serviços prestados aos assistidos no DAS aos amigos, outras instituições e a sociedade em geral de forma que sejam convidados a fazer contribuições. Também tem caráter informativo no sentido de passar informações aos padrinhos e madrinhas quanto ao perfil, estado de evolução e alta de seus afilhados. Em caso de alta serão inseridos outros assistidos. 

  • Parceria

Padrinho e Madrinha – Estas ações são realizadas por pessoas físicas ou jurídicas, comprometidas a colaborar mensalmente com o trabalho de caridade material em fazer doações de farnéis ou deposita em conta bancária do GEDCC o valor correspondente ao custo dos alimentos que compõem o farnel.

  • Situações para Atendimento 
  1. Cadastrados – Toda pessoa ou família em estado de vulnerabilidade social, que passarem pelo processo de avaliação socioeconômica, que for aprovada, que se declarar interessada e aceitar as normas do programa deve ser inserido no PAI.
  1. Extras – Em caso de pessoa ou família que compareça ao DAS, apresente carência de caráter emergencial, que seja por indicação da espiritualidade ou por indicação do plano físico e aprovado pela equipe espiritual, sem fazer parte do programa em prática será atendida. Após o primeiro atendimento emergencial, este caso deverá ser submetido ao processo avaliativo para admissão no PAI.
  • Funcionamento

ADMITIDOS NO PAI: No 1º, 2º e 3º domingo a partir das 08:00h às 11:00h.

ATENDIMENTOS EXTRAS: No horário de funcionamento ordinário do GEDCC.

  • Recebimento de Doações

Recebemos doações através do endereço de funcionamento ou em contas bancárias do GEDCC expostos na página de início desse site.